Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Boquira-BA: Paulo Suassuna apresenta seminário de tecnologia do cultivo intensivo da palma.


A Prefeitura Municipal de Boquira, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o SEBRAE e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizaram nesta quinta-feira 22 de novembro de 2018, seminário de tecnologia do cultivo intensivo da palma.

O evento teve inicio às 8h, e contou com a presença do engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, palestrante do seminário, maior especialista em palma forrageira do Brasil, Heitor Marbar, representante do SEBRAE, Michelle Nonato, representante do Sebrae, Luís Claudio, Secretário Municipal de Agricultura, Patrício Figueiredo, controlador do município, representante do prefeito de Boquira e Elson Filgueredo dos Anjos, presidente da AEFAB.

Dezenas de produtores e agricultores participaram da palestra, que foi realizada na Escola Família Agrícola de Boquira. Heitor Marbar deu inicio falando sobre ‘empreendedorismo digital com foco no produtor rural’.

Na sequencia, o agrônomo Paulo Suassuna abordou as alternativas para combater a praga cochonilha do carmim, que tem acometido as plantações de palmas, os cuidados necessários que o produtor deve ter para proteger os palmais, e falou sobre a espécie de palma resistente à praga.

As novas técnicas de manejo, aplicadas de forma conjunta e inovadora, apresentam a palma como uma importante alternativa não só de fonte de alimento e água para animais em períodos de estiagem, como também de utilização humana, uma outra forma que engloba o aproveitamento integral da palma como meio de geração de renda. Com o manejo intensivo, a palma pode atingir uma produtividade muito maior do que a silagem de milho e a cana-de-açúcar por hectare. Na programação, Suassuna apresenta os resultados positivos que foram conquistados em propriedades que utilizam a tecnologia. Cactácea originária do México, a palma tem reconhecida importância para o desenvolvimento de regiões áridas e semiáridas em diversos países.

O agrônomo apresentou a sua técnica exclusiva de plantio de palma e mostrou, através de uma aula prática, como se faz o plantio de forma otimizada e eficiente. Para ele, a palma é um produto nobre e deve ser explorado com mais eficiência nas regiões semiáridas. “A palma é um alimento muito rico para os animais e pode ser produzido em alta escala, se for plantado de forma adequada. É o ouro do sertão, que pode ser oferecido para alimentar os animais durante o ano todo”, explica.





 
























Tecnologia do Blogger.