Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Nove cidades baianas têm situação de emergência reconhecida pelo governo federal por causa de temporais

 

Nove cidades baianas que foram atingidas por temporais, no início deste mês de novembro, tiveram o reconhecimento federal da situação de emergência. A medida do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) foi publicada na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial da União.

O governo da Bahia já havia decretado situação de emergência nas nove cidades, por causa de chuvas intensas. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 4 de novembro.

A medida é válida para as cidades de Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão.

No início de novembro, muitos desses municípios registraram chuvas acima de 50 milímetros. Em Irecê, por exemplo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação da cidade registrou, em 24 horas, 138,4 mm de chuva. A média esperada para o mês inteiro de novembro é de 100 mm.

O reconhecimento permitirá que prefeituras solicitem apoio do Governo Federal para ações de socorro e assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, para ter acesso a recursos emergenciais, estados e prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

Após a análise por equipes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), se aprovado o plano, o MDR define o valor do recurso a ser disponibilizado para ações emergenciais. (Fonte: G1/BA)




Tecnologia do Blogger.