Barreiras: Cidadão tem prejuízo de mais de 30 mil reais após cair em golpe financeiro aplicado por suposto funcionário de banco
Um
cidadão de 35 anos foi vítima de um golpe muito bem elaborado, onde uma pessoa
se passando por funcionário de uma agência de uma grande instituição bancária,
fez uma ligação através de um número que não levantava suspeita, dizendo que a
conta bancária dele (vítima), estava sendo invadida por um golpista que tentava
retirar a quantia de R$ 1.300 via pix e transferir para outra conta (não
informada).
O
cidadão (vítima) foi orientado pelo suposto funcionário do banco (golpista),
para comparecer a uma agência bancária, e que quando chegasse no local, fosse
até o caixa eletrônico e realizasse uma ligação telefônica para o nº (11)
4112-... e falasse “preciso de ajuda” e então seria orientado sobre o que fazer!
Não
desconfiando de nada, pois o número indicado possuía a logomarca do Banco, o
cidadão fez um TED no valor de R$ 32.000 para determinada conta corrente, em
nome de “fulano de tal”.
Quando
o cidadão chegou em sua casa, recebeu mensagens do banco dizendo que as
transações haviam sido feitas com sucesso a saber, um empréstimo e duas
antecipações salariais; Nesse momento, ele caiu em si de que havia sido vítima
de um golpe.
Corretamente
foi registrado um Boletim de Ocorrência na delegacia nessa segunda-feira (23),
e o cidadão está correndo atrás do grande desfalque junto ao banco.
Um
dos conselhos da Polícia é que procure uma agência física da instituição
bancária, e fale com o gerente “olho a olho” e certifique-se do que realmente
está acontecendo em sua conta bancária!
Golpe
do Falso Funcionário do banco
O
que é: O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso
funcionário do banco ou empresa com a qual o cliente tem um relacionamento
ativo. O criminoso informa que há irregularidades na conta ou que os dados
cadastrados estão incorretos. A partir daí, solicita os dados pessoais e
financeiros da vítima. Com os dados em mãos, o fraudador realiza transações fraudulentas
em nome do cliente.
Como
evitar: O cliente deve sempre verificar a origem das ligações e mensagens
recebidas contendo solicitações de dados. É importante ressaltar que o banco
nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca
liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.
Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de
telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo essa
história. (BlogBraga: Repórter Paiva)
Postar Comentário