Ponte de Barra a Xique-Xique tem pouco mais de 90% das obras concluídas e deve fomentar economia regional
Com
um pouco mais de 90% das obras de construção concluídas, a ponte de Barra a
Xique-Xique é atualmente a mais importante da Bahia. Contando com extensão de
545,5km, o perfil empresarial conserva o sistema BA-052 do Km zero na altura de
Feira de Santana, no Centro-Norte baiano, à integralidade dos 83,5Km da BA-160
até a Barra, na Chapada Velha. O projeto foi idealizado pelo vice-governador
João Leão (PP), que sonhava com a ponte.
“Eu
sonhava com uma ponte aqui desde menino, por isso digo e repito: sonhos,
acreditem neles”, disse Leão ao site Acesse Política. Realizada pelo Governo da
Bahia, a ligação do sistema, que consiste em um eixo integrador para a Bahia e
atravessa 18 municípios, tende a oportunizar o crescimento econômico,
fomentando a economia regional e gerando empregos, visto que se trata de um
complexo fundamental para logística e produção do Estado.
“É
uma das vias mais importantes para o escoamento de grãos, oleaginosas, minérios
e da pecuária produzidos no oeste da Bahia. Um empreendimento muito bem
estudado, que é indutor de progresso e gerador de empregos”, disse Marcus
Cavalcanti, Secretário de Estado da Infraestrutura. Conforme o engenheiro da
obra, a ponte estará entregue em novembro de 2021 e em janeiro de 2022 será
iniciada a operação com cobrança de pedágio, que será efetuada com uma tarifa
equivalente à das balsas.
O gabarito navegável conta com 50 metros de largura e um calado aéreo de 15,5 metros, permitindo a passagem de embarcações que aflorem da água, com o rio em sua máxima cheia, até essa altura; dois vãos de 60 metros, laterais ao vão navegável e mais outros 20 vãos de 40,61 metros. (Fonte: Acesse Política)
Postar Comentário