Cabeçalho ADS

Anuncie Conosco

INFORME PUBLICITÁRIO

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco

Anuncie Conosco




Piatã sofre com incêndio florestal na região da Serra de Santana

 

Equipes dos Bombeiros Militares, Brigada Voluntária e da Prefeitura Municipal estão em combate; uma aeronave dos bombeiros já começou a operar.

Um incêndio florestal de grandes proporções está se propagando pela Serra de Santana, no município de Piatã, na Chapada Diamantina. Ainda não se sabe a causa do fogo, que teve início na quarta-feira, 1º, mas fatores climáticos, como as altas temperaturas e o período de estiagem na região, contribuem para o avanço das chamas.

O chefe da Brigada Voluntária Altitude Ambiental e Secretário Municipal de Turismo, Ricardo Xavier detalhou que por volta de 14h do dia 1º, no pé da serra, em uma localidade chamada de Serrão, o fogo teve início, se espalhando para duas frentes. Um dos flancos foi para o sul e outra para o norte, ambos em regiões próximas à parques municipais. No primeiro dia, houve o controle, mas nesta quinta-feira, por ocasião da mudança de direção do vento, as chamas seguiram para uma região de onde há predominância de vegetação nativa e algumas comunidades.

Nesse primeiro momento, os esforços foram direcionados a essa frente que poderia atingir as comunidades. No total, 25 brigadistas conseguiram controlar o fogo nessa área, mas no outro lado da serra, o foco permanece ainda de forma intensa.

Equipes dos Bombeiros Militares, da Brigada Voluntária local e da Prefeitura Municipal atuam no combate à linha de fogo que, por ser em uma área de difícil acesso, no sopé do morro, demanda um tempo considerável para chegada aos locais de efetivo incêndio.

A prefeitura emitiu, em suas redes sociais, um comunicado explicando que as providências estão sendo tomadas pelas equipes técnicas, em conjunto com os brigadistas voluntários, afirmando também que não há riscos para edificações e instalações.

O Tenente Coronel do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, Márcio Roberto Jansen afirmou ao Chapada News que as equipes do batalhão combateram o fogo junto com a brigada na tarde dessa quinta-feira, 2, e durante a noite de quinta para sexta e vão continuar com equipes dedicadas nesta sexta-feira, 3.

Como resultado desse esforço conjunto, o Tenente Coronel destaca a produtividade dos combates, apesar das dificuldades impostas pela topografia local. De acordo com as informações estão empregando efetivo especializado, o que permite que o controle do fogo esteja avançando, com o apoio da comunidade e da prefeitura. Uma aeronave modelo air tractor já está operando na região e há a previsão da chegada de mais um avião e um helicóptero do Corpo de Bombeiros, segundo o Coronel.

A prefeitura informou que foi estabelecido um Posto de Comando Integrado no aeródromo da cidade, para melhor controle das operações e monitoramento junto às equipes.

Na manhã dessa sexta-feira, toda a brigava estava posicionada no sopé da serra, onde o fogo avançava morro acima ainda com intensidade. “A situação nesta sexta-feira está bem mais controlada, mas ainda com foco grande no flanco esquerdo da Serra de Santana”, explicou o secretário.

Ananda Azevedo/Chapada News | Foto: Reprodução Redes Sociais

Tecnologia do Blogger.